Pular para o conteúdo principal

BELÉM EFRATA

Conheça a cidade dos Reis

Situada na região montanhosa da Judeia, no território de Judá, a aproximadamente 9 quilômetros ao Sul-Sudoeste do monte do Templo, a aldeia de Beth Lehem (a Cidade do Pão) é sobranceira à principal estrada que liga Jerusalém a Berseba. Embora hoje esquecida, Belém Efrata conheceu seu apogeu quando fazia parte do rota das caravanas de camelos vindas dos "Reinos das Especiarias", na península Árabe, em direção a Jerusalém. Não obstante sua importância histórica está no fato de ser a cidade de nascimento da dinastia dos reis de Israel iniciada por Davi.


Davi - Imagem ilustrativa
A história da aprazível cidade pastoril de Belém está relacionada com acontecimentos protagonizados por importantes vultos históricos, o que faz dela um dos principais pontos turísticos de nossa época. alguns dos eventos do livro de Shavuot (conhecido como livro de Ruth entre as nações) centralizam-se na cidade de Belém e em seus campos. O livro de Shavuot é assim chamado por lembrar a data de nascimento da mais importante personagem da cidade. O rei Davi, filho de Jessé, o belemita, cuidava das ovelhas da família naquela região antes de ser ungido por Samuel. São de lá também os sobrinhos de Davi mencionados na história antiga.

Embora seja próxima da antes principal rota comercial entre Berseba e Jerusalém, além de estar estrategicamente situada em uma elevação que domina uma serra de calcários, não consta que Belém alguma vez tenha sido pensada como ponto estratégico militar. Relata-se apenas que tenha sido fortificada durante o reinado de Roboão, neto de Davi. Mas não consta que tenha recebido um destacamento militar depois disso, razão pela qual provavelmente foi uma das primeiras cidades a cair quando da invasão babilônica. A principal atividade econômica da cidade resume-se à agropecuária de subsistência voltada para o consumo de seus moradores e das cidades próximas.

Recentemente (Leia nossa Contextualização) Belém ocupou as páginas dos jornais e revistas pelo caso inusitado de um bebê ter nascido em uma estrebaria, depois que o governo romano ordenou o recenseamento do povo causando a superlotação da cidade. Este caso indica que, apesar de sua relativa importância histórica, Belém  Efrata não está preparada para receber um grande número de visitantes. Razão pela qual sugerimos que se escolham os períodos fora de estação para visitar a cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECÁPOLIS

Mapa das principais cidades da Decápolis Encravada na Palestina, a Decápolis parece estar ali para lembrar aos orgulhosos hebreus que os tempos da opulência e da independência política do Reino de Davi se foram definitivamente. Formada por dez cidades principais (daí o nome) e por outras tantas aldeias satélites a sua volta, a Decápolis é o reduto da cultura grego-romana dentro de Israel. É uma extensa área onde as culturas se misturam num sincretismo a partir da percepção do povo comum, sem a interferência dos status quo ditado quer pelas lideranças judaicas ou pelos líderes do império. Segundo a antiga tradição, a Decápolis surgiu das incursões conquistadoras levadas a cabo por Alexandre Magno. Uma vez consolidadas as conquistas, estabeleceram-se colônias gregas povoadas por veteranos do exército e suas famílias na Palestina e em parte da Síria onde permanecem até os dias de hoje. (P ara fins de datação veja nossa seção intitulada "Túnel do Tempo" ).

JERUSALÉM

Bem vindo à Cidade da Paz Jerusalém - Vista do Monte Scopus Yerushalayim é a capital de nosso Estado, onde o centro administrativo se confunde com o religioso. A menção mais antiga que se faz a cidade conta sobre o encontro entre Abraão e Melquisedeque, rei e sacerdote de Salém, chamada pelos jebuseus de Urussalahim, que mais tarde passaria a se chamar Jerusalém. Está situada no centro geográfico de Israel, próxima ao ermo árido de Judá, relativamente longe das principais rotas comerciais do país. Não obstante, há duas rotas secundárias que abastecem a cidade cortando Israel ao meio tanto no sentido norte-sul ao longo do planalto que liga as cidades de Dotã, Siquem, Betel, Belém, Hébron e Berseba; como também cortam ao meio no sentido leste-oeste desde Rabá (que chamam Amman) seguindo pelo Vale das Torrentes até a bacia do Jordão para então subir pelas íngremes encostas de Judá e descer serpenteando pelo ocidente até a cidade portuária de Jope, na costa do Mediterrâneo.