Conheça a cidade dos Reis
Situada na região montanhosa da Judeia, no território de Judá, a aproximadamente 9 quilômetros ao Sul-Sudoeste do monte do Templo, a aldeia de Beth Lehem (a Cidade do Pão) é sobranceira à principal estrada que liga Jerusalém a Berseba. Embora hoje esquecida, Belém Efrata conheceu seu apogeu quando fazia parte do rota das caravanas de camelos vindas dos "Reinos das Especiarias", na península Árabe, em direção a Jerusalém. Não obstante sua importância histórica está no fato de ser a cidade de nascimento da dinastia dos reis de Israel iniciada por Davi.
Davi - Imagem ilustrativa |
Embora seja próxima da antes principal rota comercial entre Berseba e Jerusalém, além de estar estrategicamente situada em uma elevação que domina uma serra de calcários, não consta que Belém alguma vez tenha sido pensada como ponto estratégico militar. Relata-se apenas que tenha sido fortificada durante o reinado de Roboão, neto de Davi. Mas não consta que tenha recebido um destacamento militar depois disso, razão pela qual provavelmente foi uma das primeiras cidades a cair quando da invasão babilônica. A principal atividade econômica da cidade resume-se à agropecuária de subsistência voltada para o consumo de seus moradores e das cidades próximas.
Recentemente (Leia nossa Contextualização) Belém ocupou as páginas dos jornais e revistas pelo caso inusitado de um bebê ter nascido em uma estrebaria, depois que o governo romano ordenou o recenseamento do povo causando a superlotação da cidade. Este caso indica que, apesar de sua relativa importância histórica, Belém Efrata não está preparada para receber um grande número de visitantes. Razão pela qual sugerimos que se escolham os períodos fora de estação para visitar a cidade.
Comentários
Postar um comentário
Caro Viajante. Use este espaço para comentar nossas dicas de viagem e acrescentar informações pertinentes. Lembrando que você é responsável pelo que postar.
Comentários que contenham apologia ou clara incitação ao crime, discriminação por qualquer motivo ou palavreado não condizente com os interesses do público deste diário estão sujeitos à censura segundo nossos critérios. Obrigado por sua colaboração.
O Editor.