Pular para o conteúdo principal

DECÁPOLIS

Mapa das principais cidades da Decápolis
Encravada na Palestina, a Decápolis parece estar ali para lembrar aos orgulhosos hebreus que os tempos da opulência e da independência política do Reino de Davi se foram definitivamente. Formada por dez cidades principais (daí o nome) e por outras tantas aldeias satélites a sua volta, a Decápolis é o reduto da cultura grego-romana dentro de Israel. É uma extensa área onde as culturas se misturam num sincretismo a partir da percepção do povo comum, sem a interferência dos status quo ditado quer pelas lideranças judaicas ou pelos líderes do império.

Segundo a antiga tradição, a Decápolis surgiu das incursões conquistadoras levadas a cabo por Alexandre Magno. Uma vez consolidadas as conquistas, estabeleceram-se colônias gregas povoadas por veteranos do exército e suas famílias na Palestina e em parte da Síria onde permanecem até os dias de hoje.
(Para fins de datação veja nossa seção intitulada "Túnel do Tempo" ).




Um exemplo da perfeita sintonia e do sincretismo surgido da convivência pacífica entre culturas tão distintas é que podemos encontrar facilmente hebreus que vivem na área rural e tem a criação de porcos para fins alimentícios como principal atividade econômica. Embora o consumo de carne suína seja proibida pela lei dos hebreus, para os gentios o porco é uma iguaria muito valorizada. Daí que a vocação pastoril do povo hebreu encontrou na suinocultura um modo de subsistência, ainda que eles mesmos não consumam o produto de suas atividades.

As dez cidades principais que formam a liga da Decápolis desde a época das conquistas da Pompeu são:
  • Damasco, 
  • Filadélfia, 
  • Raphana, Citópolis, 
  • Gadara, 
  • Hippos, 
  • Díom, 
  • Pelah, 
  • Galasa (ou Gerasa) 
  • e Canata

Apenas Citópolis (Bete-Seã) ficava ao O do Jordão; por causa da posição estratégica do vale de Esdrelom, este serve de ligação importante com a costa e os portos marítimos do Mediterrâneo. Damasco, bem ao N, na Síria, foi incluída por causa de sua importância qual centro comercial. Filadélfia (Rabah ou Amman) é a mais meridional das dez cidades, situada a apenas c. 40 km a NE da extremidade setentrional do mar Morto. As demais cidades ficam na região fértil de Gileade ou na vizinha Basã. A maioria delas fica junto às estradas principais daquela região, ou perto delas. Canata é a cidade que conhecemos como Quenate no relato de Moisés.

Há registros que listam até 18 cidades como fazendo parte da liga, provavelmente contando com outras cidades menores no entorno do território. Dado o tamanho da área abrangido pela Decápolis, é natural que exista uma grande distância dos grandes centros em relação de uns com os outros. A área rural no entorno das cidades é contado como pertencendo ao centro da cidade mais próxima, de modo que pode haver alguma confusão sobre os limites territoriais estabelecidos. Por isso algumas referências podem listar a presença de gadarenos em territórios listados como sendo pertencentes à cidade de Gerasa e vice-versa, por exemplo, já que não se pode determinar com precisão onde acaba um território e o outro acaba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM EFRATA

Conheça a cidade dos Reis Situada na região montanhosa da Judeia, no território de Judá, a aproximadamente 9 quilômetros ao Sul-Sudoeste do monte do Templo, a aldeia de Beth Lehem (a Cidade do Pão) é sobranceira à principal estrada que liga Jerusalém a Berseba. Embora hoje esquecida, Belém Efrata conheceu seu apogeu quando fazia parte do rota das caravanas de camelos vindas dos "Reinos das Especiarias", na península Árabe, em direção a Jerusalém. Não obstante sua importância histórica está no fato de ser a cidade de nascimento da dinastia dos reis de Israel iniciada por Davi.

JERUSALÉM

Bem vindo à Cidade da Paz Jerusalém - Vista do Monte Scopus Yerushalayim é a capital de nosso Estado, onde o centro administrativo se confunde com o religioso. A menção mais antiga que se faz a cidade conta sobre o encontro entre Abraão e Melquisedeque, rei e sacerdote de Salém, chamada pelos jebuseus de Urussalahim, que mais tarde passaria a se chamar Jerusalém. Está situada no centro geográfico de Israel, próxima ao ermo árido de Judá, relativamente longe das principais rotas comerciais do país. Não obstante, há duas rotas secundárias que abastecem a cidade cortando Israel ao meio tanto no sentido norte-sul ao longo do planalto que liga as cidades de Dotã, Siquem, Betel, Belém, Hébron e Berseba; como também cortam ao meio no sentido leste-oeste desde Rabá (que chamam Amman) seguindo pelo Vale das Torrentes até a bacia do Jordão para então subir pelas íngremes encostas de Judá e descer serpenteando pelo ocidente até a cidade portuária de Jope, na costa do Mediterrâneo.