Pular para o conteúdo principal

NAZARETH

A cidade do Rebentão


A meio caminho entre a ponta sul do mar da Galileia e a costa do mediterrâneo, seguindo em direção às montanhas baixas ao norte do vale de Jezreel se encontrará uma bacia entre morros que se elevam cerca de 120 a 150 metros acima dela. No fundo deste vale, a três dias de viagem de Jerusalém, está situada a cidade de Nazaré. A partir dela pode-se seguir viagem a pé para o norte e chegar a Ptolomaida , na costa do Mediterrâneo em sete horas. Ou seguindo para o sul chega-se à cidade de Tiberíades, às margens do mar da Galileia em cinco horas de viagem.

A aprazível cidade de Nazaré fica um pouco afastada das principais rotas comerciais de Israel. Uma cidade ideal para quem procura descanso longe do burburinho das grandes cidades. Tem um povo hospitaleiro e extremamente religioso, o que pode ser constatado pela existência de uma sinagoga que se reúne aos sábados como é costume entre os hebreus. A presença de uma sinagoga na cidade pode também ser um indício de um alto nível de educação dos jovens na iniciação de suas vidas acadêmicas que incluem aulas de história e legislação hebraicas, o que pode ser comprovado pelo alto desempenho de suas crianças em sabatinas promovidas na capital durante as festividades dos judeus.

Embora esteja afastada das rotas comerciais, isso não significa que Nazaré se mantenha alheia às novidades da vida social, política e religiosa da capital. A proximidade da cidade de Sephoris, a importante  cidade fortificada onde é mantida uma corte distrital do Sinédrio, garante o intercâmbio de informações da corte para qualquer um que lhe faça visitas regulares, seja a negócios, a passeio, ou mesmo em busca de suprimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM EFRATA

Conheça a cidade dos Reis Situada na região montanhosa da Judeia, no território de Judá, a aproximadamente 9 quilômetros ao Sul-Sudoeste do monte do Templo, a aldeia de Beth Lehem (a Cidade do Pão) é sobranceira à principal estrada que liga Jerusalém a Berseba. Embora hoje esquecida, Belém Efrata conheceu seu apogeu quando fazia parte do rota das caravanas de camelos vindas dos "Reinos das Especiarias", na península Árabe, em direção a Jerusalém. Não obstante sua importância histórica está no fato de ser a cidade de nascimento da dinastia dos reis de Israel iniciada por Davi.

DECÁPOLIS

Mapa das principais cidades da Decápolis Encravada na Palestina, a Decápolis parece estar ali para lembrar aos orgulhosos hebreus que os tempos da opulência e da independência política do Reino de Davi se foram definitivamente. Formada por dez cidades principais (daí o nome) e por outras tantas aldeias satélites a sua volta, a Decápolis é o reduto da cultura grego-romana dentro de Israel. É uma extensa área onde as culturas se misturam num sincretismo a partir da percepção do povo comum, sem a interferência dos status quo ditado quer pelas lideranças judaicas ou pelos líderes do império. Segundo a antiga tradição, a Decápolis surgiu das incursões conquistadoras levadas a cabo por Alexandre Magno. Uma vez consolidadas as conquistas, estabeleceram-se colônias gregas povoadas por veteranos do exército e suas famílias na Palestina e em parte da Síria onde permanecem até os dias de hoje. (P ara fins de datação veja nossa seção intitulada "Túnel do Tempo" ).